Quando falamos de kefir temos que pensar em duas coisas: os grãos de kefir (colônia de micro-organismos vivos) e o iogurte de kefir (leite fermentado). Para sua plena atividade de fermentação, os grãos de kefir precisam de condições para sobreviver como alimento, temperatura e oxigênio.
Alimento: já falamos aqui que os micro-organismos utilizam a lactose presente no leite como alimento (substrato), desta forma os leites zero lactose irão deixar a colônia com fome e ela não sobreviverá.
Oxigênio: O recipiente de vidro deve permitir a passagem de ar, no entanto precisamos proteger os micro-organismos de insetos e outros contaminantes que possam entrar no vidro aberto e fazemos isso cobrindo o vidro com uma gase ou tule. Usar filme plástico e fazer alguns furinhos com um garfo também funciona.
Temperatura: a temperatura ideal para a fermentação é a temperatura ambiente. ou seja , entre 25°C e 45°C. Lembrando que todos os dias os grãos devem ser filtrados e o leite trocado. Veja como fazer neste post.
Quero dar um tempo do Kefir!
Congelamento
Temos que cuidar do kefir todos os dias e as vezes cansa mesmo... se esse tempo for maior que uma semana você deve congelar os grãos de kefir. Para isto, basta filtrar, retirar todo o iogurte e passá-los na água corrente. Separe em porções de aproximadamente 1 colher de sopa e congele em potinhos plásticos com tampa ou saquinhos tipo ziplok. Eles devem ser congelados limpos e sem água.
Geladeira
Se o seu tempo for de até uma semana, você pode deixar os grãos com leite novo na geladeira (filtrar e trocar o leite). Desta forma eles continuarão a fermentação de forma mais lenta devido a baixa temperatura e você terá tempo de voltar e retomar todo o processo. Lembre-se de desprezar o leite que foi fermentado, filtre, passe os grãos na água (de leve) e coloque para fermentar em leite novo.
Quero meu Kefir de volta!
Quando congelamos os grãos de kefir eles ficam inerte, como se tivessem dormindo e as vezes demoram um pouco para acordar. Para o despertar do kefir você deve coloca-los para descongelar em geladeira e depois de descongelados colocar em um vidro com leite, deixe em temperatura ambiente por 24 horas para fermentar, filtre, despreze o leite fermentado, e comece o processo novamente.
Nem sempre na primeira fermentação eles irão voltar, continue com o processo até que a fermentação seja satisfatória. Quanto menor o tempo de congelamento melhor para eles voltarem a produção, por isso de tempos em tempos desperte sua colônia e depois a congele novamente.