Conheço o Kefir desde criança e faz algum tempo que venho estudando este alimento vivo considerado funcional devido os inúmeros benefícios que trás para saúde.
Para saber o que é o kefir, origem, composição etc., clique aqui! Neste outro post falo de como cultivar o kefir corretamente.
São muitas dúvidas a cerca deste assunto tão atual e tão divulgado nas redes sociais, neste post o meu objetivo é esclarecer o real efeito probiótico do kefir e como de forma prática introduzi-lo na alimentação cotidiana.
É fato que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e a alimentação e nutrição tem sido um grande instrumento para a conquista de qualidade de vida, saúde e bem estar. Os alimentos funcionais mais que nunca estão em evidência e são classificados como aqueles que apresentam substâncias com distintas funções biológicas, denominadas componentes bioativos, capazes de modular a fisiologia do organismo, garantindo a manutenção da saúde.
Probióticos
Assim como o Kefir, probióticos são "mico-organismos vivos que quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde" (FAO, 2002). Ao longo da história os micro-organismos probióticos tem feito parte da dieta humana na forma de alimentos fermentados como o leite fermentado, kefir, missô, kombuchá entre outros.
Iogurte comum X Iogurte de Kefir
Quando comparado com o iogurte comum, a bebida láctea de kefir apresenta uma diversidade maior de micro-organismos viáveis, ou seja, mais micro-organismos que irão chegar intactos ao intestino capazes de colonizar a nossa flora intestinal substituindo as bactérias benéficas enfraquecidas por outras saudáveis. Em quanto os micro-organismos presentes no iogurte comum não reconhecem o intestino como habitat natural e por isso não sobrevivem em quantidade suficiente para exercer um efeito benéfico.
Para mais receitas Instagram @camilaportonutri
Sabemos, o kefir é um alimento vivo e por isso quando aquecido perde suas propriedades funcionais. No entanto, o valor nutricional ainda é alto quando comparado com o leite não fermentado por isso podemos e devemos utilizar o leite fermentado de kefir em preparações culinárias como pão de queijo, bolos, molhos, queijos entre outras que usam a forno/fogão como modo de preparo.
Para mais receitas Instagram @camilaportonutri
Kefir e Intolerância à Lactose
Uma dúvida muito comum é com relação aos intolerântes, se eles podem ou não consumir o leite fermentado de kefir, e a resposta é......... Depende
O grão de Kefir utiliza a lactose presente no leite como substrato (combustível) para que ocorra a fermentação, portanto, quanto mais tempo de fermentação menor será o teor de lactose. Somente após 36 horas de fermentação o kefir atinge valores abaixo do limite tolerável por indivíduos intolerantes à lactose (TERRA, 2007).
Considerando que existem diferentes graus de intolerância, umas pessoas mais, outras menos o ideal é cada indivíduo ajuste para sí o tempo de fermentação e sua tolerância, mas no geral, o leite fermentado de kefir é bem aceito pelos intolerantes.
Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.
ResponderExcluirOlá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.
Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.
o site é esse se interessar para alguém:
kefirdeleite.com
Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:
kefirdeagua.com.br