quarta-feira, 29 de março de 2017

Molho de Tomate Caseiro

       
"Há tolerância para um fragmento de pelo de roedor para cada 100 gramas de produto de tomate"

       Em um país onde existe limite de tolerância aceito pelo órgão de fiscalização à quantidade mínima permitida de substâncias "estranhas" em alimentos e bebidas, como pelo de camundongos, ratos, ratazanas e insetos em geral, fica difícil saber em quem confiar, qual marca comprar, quais são os melhores produtos disponíveis no mercado e etc, etc, etc, uma vez que marcas super conhecidas e bem aceitas recentemente foram foco de notícias envolvendo este tipo de contaminação, como Pomarola, Heinz e Elefante.

       Segundo a ANVISA, é considerado um item estranho qualquer material que não faça parte da composição do alimento, e que possa estar associado a condições inadequadas de produção, manipulação, armazenamento e distribuição destes alimentos.

       A minha opinião, e de muitos com certeza, é de que a legislação sanitária não deveria tolerar nenhum sinal de insetos ou fragmentos de roedores ou então de matéria estranha em nenhum produto alimentício, uma vez que este tipo de contaminação pode desencadear doenças e comprometer a saúde do consumidor.

       Mesmo com a suspensão temporária dos lotes dos produtos em questão, não temos como confiar no que compramos, por isso, quanto menos produtos industrializados nós levarmos para nossa casa, menor será a chance de ingerirmos essas matérias "estranhas" das quais não temos conhecimento, sem contar os aditivos químicos que apesar de sabermos de suas existência não temos muita dimensão de quais os males podem causar a nossa saúde.

        Te convenci? Espero que sim! Pensando nisso compartilho com vocês esta receita simples de molho de tomate caseiro, que não requer retirar a pele nem a semente, mas podem ser retirados se desejar um molho com textura mais fininha e aveludada.

     
Vamos lá!

Molho de Tomate Caseiro



Modo de Preparo:

1. Higienizar e picar o tomate;
2. Bater os tomates aos poucos no liquidificador e se necessário adicionar 1/2 copo de água.
3. Cozinhar em fogo médio, qté que o molho reduza pela metade.
4. Utilizar nas preparações substituindo o molho de tomate industrializado.

Recomendações para o armazenamento:
Congelar por até 3 meses no freezer a -18°C 

Rendimento:
Aproximadamente 8 vidros de 500 ml.






sexta-feira, 10 de março de 2017

Marinado de Cogumelos

        Cogumelos

        Há algum tempo atrás, sempre que se falava em cogumelos logo se pensava em Champignons e na maioria das vezes no vidro de conserva, que diga-se de passagem, custavam o olho da cara!

        Só que isso mudou! Atualmente o consumo dos cogumelos tem aumentado em nossa cultura , envolvendo um grande número de espécies como o portobello, shitake e shimeji além do popular cogumelo paris (champignon).

        Provavelmente isso ocorre devido ao maior acesso a informação e divulgação do seu valor nutritivo e medicinal, e também pelo seu preço ter se tornado mais acessível à população. Os cogumelos champignon, shitake e shimeji, por sua composição química, constituem um alimento com excelente valor nutricional, pois apresentam alto teor de proteínas e fibras além de conterem baixo teor de gordura, se tornando assim um alimento de baixo valor calórico.

        A convivência humana com os cogumelos é muito antiga. Ao longo da história eles foram sendo utilizados com as mais diferentes finalidades, como religiosas, místicas e curativas. Os egípcios e os antigos romanos achavam que era um alimento divino, diziam se o "alimento dos deuses" e por tanto, deveriam ser servidos apenas em ocasiões especiais. Entre os chineses os cogumelos são considerados o verdadeiro "elixir da vida".

        Ainda que muitas culturas venham utilizando os cogumelos tanto pela sua importância na gastronomia quanto pelo seu valor medicinal seja na medicina curativa ou preventiva, os chineses já utilizam os cogumelos como alimento funcional a milhares de anos, a  fim de manter a saúde e a qualidade de vida.

          Como não poderia faltar, anota aí uma receitinha delícia, fácil e super rápida com cogumelos.... e não vai no fogo! Olha só que maravilha!


Marinado de Cogumelos

Ingredientes:


Modo de Preparo:

1. Lave os cogumelos, pique grosseiramente e reserve.
2. Misture os demais ingredientes para fazer a marinada, até que estejam homogêneos.
3. Derrame o molho sobre os cogumelos e deixe descansar por 12 horas na geladeira.
4. Sirva gelado.

sábado, 4 de março de 2017

Suco Bronze

Betacaroteno

        Quem nunca ouviu dizer que comer cenoura faz bem para a pele e ajuda no bronzeado? São diversos produtos no mercado que prometem um bronzeado uniforme, rápido e maravilhoso. Entre eles, estão às cápsulas de cenoura, cenoura em pó, comprimidos de caroteno entre outros. Mas será que isso funciona?

        Para saber se funciona mesmo temos que falar um pouquinho sobre o Betacaroteno. No nosso organismo é o betacaroteno que dá origem a Vitamina A, é um antioxidante e constitui um pigmento naturalmente presente na pele e nos alimentos.

        Nos alimentos é encontrado especialmente em vegetais, frutas de cor amarelo alaranjadas e vegetais folhosos de cor verde escura. Nestes, a cor natural do pigmento é mascarada pela clorofila.

        As funções biológicas do betacaroteno são consideradas como propriedades essenciais para o bem estar do organismo,  incluem a proteção contra os raios solares exercendo papel importante no antienvelhecimento. Ele também participa da formação da pele, unhas e cabelos e ainda estimula a microcirculação da pele. Resumindo......é tudo de bom!

        Além do betacaroteno, a cor da pele é determinada por uma série de outros pigmentos que interagem com a luz, como a hemoglobina e principalmente a melanina, sendo esta a maior responsável pela coloração da pele.

        Então você deve estar se perguntando.... Como o consumo de betacaroteno pode contribuir para um bronzeado legal? É que a combinação do betacaroteno com a exposição ao sol estimula a produção de melanina, pigmento diretamente responsável pela coloração dourada da pele e o bronzeado tão desejado durante o verão.

        Mas pessoal nada de cápsulas ou comprimidos! Conseguimos obter todos os nutrientes por meio de fontes naturalmente saudáveis, como este suco maravilha que eu irei compartilhar com vocês...Bora lá?

Suco Bronze


Modo de Preparo:

1. Higienize corretamente as frutas e a cenoura.
2. Descasque e rale a cenoura, pique o mamão, o melão e a manga. Esprema as laranjas.
3. Bata tudo no liquidificador coma água de coco e o suco das laranjas.
4. Por último misture as sementes de chia. Servir gelado.

Rendimento: 2 porções





       

Pão de Nazaré

Pão de Nazaré

        Quando se fala em carnaval, logo se pensa em festa, folia, desfile das escolas de samba, curtição, paquera....etc, etc, etc.... Só que não!!! Aproveitei o feriado prolongado para relaxar e entrar em contato com a natureza de uma forma um pouco diferente.

        Estive em Nazaré Uniluz, uma instituição que tem como finalidade o desenvolvimento integral do ser humano para a consciência de si mesmo e sua inter-relação com o Todo, inspirando a redescoberta dos valores espirituais na vida diária, , da cooperação e do serviço altruísta.

        Muitos foram os benefícios que este lugar mágico e místico ao mesmo tempo me proporcionou, entre eles, o contato com uma alimentação naturalmente simples, cheia de aromas, sabores e cores que trazem sensações únicas, capazes de desintoxicar o corpo e a alma.

        Entre as diversas preparações que pude experimentar e que com certeza deixou um gostinho de quero mais foi o Pão de Nazaré, pão integral, caseiro, feito com muito carinho pelas pessoas que participaram do retiro como forma de praticar e exercitar o amor ao próximo e o trabalho altruísta.

  
        A receita original que pode ser encontrada aqui rende em média de 5 a 6 pães de tamanho médio. Mas como eu gosto de ter sempre o pão fresquinho, fiz algumas adaptações para o rendimento da receita fosse 1 pão grande. Ele dura tranquilamente por 5 dias.

       Deixar a preguiça de lado é fundamental, pois sovar a massa é a parte mais importante da receita... e o amor é claro!
                                                   Então mãos (e braços fortes) à obra!


Pão Integral de Nazaré


Modo de Preparo:

1. Misturar o fermento, o açúcar mascavo e o sal.
2. Em seguida adicionar o restante dos ingredientes á mistura.
3. Sovar a massa por 20 minutos. Depois deixa-la descansar por 30 minutos.
4. Após os 30 minutos de descanso, abrir a massa, fazer o pão e colocar na assadeira untada. Deixar descansar por mais 30 minutos.
5. Ligar o forno na temperatura de 175°C e colocar o pão por cerca de 40 minutos.

Rendimento: 1 pão grande
Assadeira utilizada: retangular para pão/bolo inglês 1,5l, medidas: 7 x 12 x 27cm










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...