Pão de Nazaré
Quando se fala em carnaval, logo se pensa em festa, folia, desfile das escolas de samba, curtição, paquera....etc, etc, etc.... Só que não!!! Aproveitei o feriado prolongado para relaxar e entrar em contato com a natureza de uma forma um pouco diferente.
Estive em Nazaré Uniluz, uma instituição que tem como finalidade o desenvolvimento integral do ser humano para a consciência de si mesmo e sua inter-relação com o Todo, inspirando a redescoberta dos valores espirituais na vida diária, , da cooperação e do serviço altruísta.
Muitos foram os benefícios que este lugar mágico e místico ao mesmo tempo me proporcionou, entre eles, o contato com uma alimentação naturalmente simples, cheia de aromas, sabores e cores que trazem sensações únicas, capazes de desintoxicar o corpo e a alma.
Entre as diversas preparações que pude experimentar e que com certeza deixou um gostinho de quero mais foi o Pão de Nazaré, pão integral, caseiro, feito com muito carinho pelas pessoas que participaram do retiro como forma de praticar e exercitar o amor ao próximo e o trabalho altruísta.
A receita original que pode ser encontrada aqui rende em média de 5 a 6 pães de tamanho médio. Mas como eu gosto de ter sempre o pão fresquinho, fiz algumas adaptações para o rendimento da receita fosse 1 pão grande. Ele dura tranquilamente por 5 dias.
Deixar a preguiça de lado é fundamental, pois sovar a massa é a parte mais importante da receita... e o amor é claro!
Então mãos (e braços fortes) à obra!
Pão Integral de Nazaré
Modo de Preparo:
1. Misturar o fermento, o açúcar mascavo e o sal.
2. Em seguida adicionar o restante dos ingredientes á mistura.
3. Sovar a massa por 20 minutos. Depois deixa-la descansar por 30 minutos.
4. Após os 30 minutos de descanso, abrir a massa, fazer o pão e colocar na assadeira untada. Deixar descansar por mais 30 minutos.
5. Ligar o forno na temperatura de 175°C e colocar o pão por cerca de 40 minutos.
Rendimento: 1 pão grande
Assadeira utilizada: retangular para pão/bolo inglês 1,5l, medidas: 7 x 12 x 27cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário