sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Caldo de Carne e Galinha Caseiro

Atualmente, devido ao aparecimento de um grande número de doenças relacionadas com a má alimentação, muito se discute sobre a utilização de produtos alimentícios industrializados no nosso dia a dia.

Em minha opinião um dos piores produtos (só perde para o biscoito recheado) que podemos colocar na nossa casa e oferecer à nossa família são os temperos prontos industrializados, como caldo de carne, caldo de legumes, caldo de frango, caldo de costela, etc, etc, etc... são uma infinidade de caldos cheios de aromatizantes, acidulantes, conservantes, corantes, e muitos outros aditivos que irão conferir o sabor, cor e aroma artificial  quase “idêntico ao natural”.


É simples assim... tem cheiro de carne, tem cor de carne, tem gosto de carne, mas não tem carne...o que é que tem então???? Devemos sempre que possível fugir destes produtos, que além de aditivos químicos são ricos em gordura e sódio.

Pensando nisso hoje irei compartilhar uma receita de caldo de frango e carne caseiros, que podem ser utilizados em diversas receitas deixando suas preparações mais saborosas e nutritivas. Esta receita também está disponível na Apostila de Armazenamento Doméstico – Como Armazenar Alimentos em Vidros, que disponibilizo por e-mail para quem tiver interesse.

Caldo de Carne ou de Galinha Caseiro

Ingredientes:
·         1 kg de músculo ou 2 peitos de frango.
·         1 kg de ossos de boi (tipo ossobuco) ou 2 carcaças de frango.
·         4 l de água.
·         2 cenouras.
·         2 cebola.
·         3 tomates maduros.
·         1 talo de salsão (sem as folhas).
·         Suco de 1 limão thaiti.
·         1 colher (sopa) de azeite.
·         2 ramos de tomilho.
·         2 galhos de salsinha.
·         1 talo de cebolinha (só a parte verde).
·         1 folha de louro

Modo de Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura média). Enquanto isso coloque os ossos numa assadeira grande, regue com o azeite e espalhe com as mãos. Leve ao forno para assar por 45 minutos.
  2.  Prepare os outros ingredientes: lave e seque as cenouras, os tomates, o salsão e as ervas; descasque e corte as cebolas em cubos médios; descasque e corte a cenoura em rodelas; corte os tomates em metades e retire as sementes; fatie o talo de salsão. Dobre o talo de cebolinha ao meio duas vezes, junte o tomilho, a salsinha, a folha de louro e amarre com um barbante. Corte o músculo em cubos grandes.
  3. Retire os ossos do forno e transfira para um caldeirão. Acrescente os pedaços de músculo e os legumes, o buquê de ervas e o suco do limão. Regue com a água e leve para cozinhar em fogo alto.
  4. Assim que ferver, abaixe o fogo e, deixe cozinhar por 4 horas, sem tampar. À medida que uma espuma for se formando na superfície, retire e descarte com uma escumadeira. Durante as 4 horas você não precisa ficar colada no fogão: a cada meia hora dê uma olhadinha.
  5.  Utilize uma peneira de malha bem fininha, coloque sobre uma tigela funda e coe o caldo. Despreze os ingredientes. Deixe o caldo esfriar e transfira para potes de vidro com fechamento hermético, caso queira manter na geladeira por até 5 dias. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...