quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A Apertização e o Aparecimento das Compoteiras

  

     Como sou entusiasta e apaixonada pelo Armazenamento Doméstico, resolvi compilar alguns materiais disponíveis na internet acrescentando novas informações que dizem a respeito de Higiene e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, condições fundamentais para que possamos oferecer com segurança os alimentos armazenados à nossa família.

     O método de processamento que mais me atrai, sem dúvida é o armazenamento de alimentos prontos em vidro, tanto pela sua durabilidade quanto pelas infinitas possibilidades de preparações (doces, geleias, carnes, leguminosas e etc) que podem ser armazenadas desta forma. Esse método tem sido utilizado ao longo dos anos e também é conhecido como Apertização.

    A apertização deve o seu nome ao inventor do procedimento original da esterilização dos alimentos, Nicolas Appert. Este francês desenvolveu a sua técnica de conservação por volta de 1809, aquando de um concurso lançado pelo Imperador Napoleão. O método de Appert consiste em dispor os alimentos em recipientes de vidro com fecho hermético e mergulhá-los em seguida em água levada à ebulição.

     A duração do aquecimento varia segundo o tipo de alimento que se pretende esterilizar. Appert publicou, em 1810, “O livro de todos os lares: a arte de conservar durante vários anos todas as substâncias animais ou vegetais”. Neste trabalho, Appert descreve minuciosamente todas as etapas a serem seguidas para colocar em conserva diferentes categorias de alimentos. O seu método marca, assim, o início da indústria conserveira.
.


Se preparar é viver de forma previdente, sábia e obediente “Se estiverdes preparados não temereis...” D&C 38:30


Envie um e-mail para:
camila.porto.nutri@gmail.com




      Por meio de planejamento cuidadoso, a maioria dos membros da igreja poderá, com o tempo, estabelecer tanto uma reserva financeira, quanto armazenar para um ano, gêneros de primeira necessidade (Carta da Primeira Presidência, 20 de janeiro de 2002, A Liahona Abril de 2003).









Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...