sexta-feira, 9 de março de 2018

Leite Dourado (Golden Milk)

A Cúrcuma e seus Benefícios

          O leite dourado é originário da Índia e se forma a partir mistura da cúrcuma em pó misturada com leite vegetal e pimenta preta.

       Cúrcuma, conhecida popularmente como açafrão da terra é uma especiaria com aparência semelhante ao gengibre.


     Utilizada na culinária como condimento e corante amarelo dourado, é rica em curcumina, um princípio ativo de propriedades medicinais com efeitos antioxidante e anti-inflamatório e está associada à prevenção de diversas doenças incluindo doenças neurológicas, e cardíacas e câncer.

       Porém para obtermos todos os benefícios da curcumina é necessária sua combinação com outros compostos que melhorem sua absorção pelo organismo como a pimenta preta, que por sua vez, possui um composto orgânico chamado piperina e assim permite que a curcumina seja melhor absorvida exercendo seu efeito terapêutico de forma mais eficiente.

       Outro ingrediente que melhora a absorção da curcumina são os óleos vegetais como óleo de coco e azeite de oliva por exemplo, pois se trata de um composto lipossolúvel, isso quer dizer que é solúvel em lipídeos (gordura), desta forma quando misturamos a cúrcuma com o óleo de coco ela fica disponível para ser absorvida.



Ingredientes
  • 2 xícaras de leite vegetal
  • 1 colher de sopa (rasa) de cúrcuma
  • 1 colher de chá (rasa) de pimenta preta
  • 1 colher de chá (rasa) de canela
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco

Preparo
  1. Misture a cúrcuma e a pimenta preta com o óleo de coco até formar uma pasta.
  2. Adicione o leite vegetal aquecido e misture tudo até dissolver.
  3. Polvilhe a canela e sirva a seguir.


Dica: Assim como a canela pode-se utilizar cardamomo e gengibre em pó a fim de potencializar os efeitos termogênicos e também deixar o leite mais saboroso. Se preferir, adoçar com mel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...