Kefir
Os grãos de kefir são formados por microrganismos simbiontes (que não causam mal ao seu parceiro) como as bactérias acidófilas, os famosos lactobacillus vivos e leveduras que apresentam vários efeitos benéficos para a saúde. Sua aparência é semelhante aos ramos de couve-flor, envolto por uma substância gelatinosa conhecida como kefiran.
A bebida produzida através do kefir de leite tem sabor, odor e consistência muito semelhantes a do iogurte natural e da coalhada, e pode ser consumidas com frutas, vitaminas, patês (meu preferido), bolo, mel, granola, molhos para salada e outras infinidades de combinações em receitas doces ou salgadas.
Os grãos de kefir aumentam conforme vão sendo cultivados. Primeiro eles aumentam de tamanho e depois, se dividem em novos grãos que mantém todas as propriedades dos grãos de origem, desta forma, em algumas semanas eles dobram de volume.
O consumo regular de kefir está associado a uma série de benefícios à saúde como a estimulação do sistema imune, atividade antimicrobiana, equilíbrio da flora intestinal, melhora a absorção das vitaminas do complexo B, ferro, zinco e cálcio, além de constituir uma boa fonte alimentar e de baixo custo.
Este alimento nutritivo pode ser preparado em casa, oferecendo vários benefícios funcionais para você e sua família. Você pode conseguir os grãos de kefir através de doações de conhecidos que já cultivam o kefir e tenham quantidade suficiente para doar ou então em sites como este aqui, e redes sociais que possuem informações e listas de doadores em todo Brasil.