segunda-feira, 24 de julho de 2017

O que é Kefir?

Kefir

          Conhecido popularmente como o bichinho do leite, lactobacilo natural, cogumelos do iogurte, o leite fermentado kefir é uma bebida produzida a partir da adição dos grãos de kefir ao leite, é originário do turco Keif que significa "bem estar" ou "bem viver". Também conhecidos como "grãos do profeta Maomé", o kefir surgiu na região montanhosa do Cáucaso, há aproximadamente 4 mil anos.


         Os grãos de kefir são formados por microrganismos simbiontes (que não causam mal ao seu parceiro) como as bactérias acidófilas, os famosos lactobacillus vivos e leveduras que apresentam vários efeitos benéficos para a saúde. Sua aparência é semelhante aos ramos de couve-flor, envolto por uma substância gelatinosa conhecida como kefiran.

         A bebida produzida através do kefir de leite tem sabor, odor e consistência muito semelhantes a do iogurte natural e da coalhada, e pode ser consumidas com frutas, vitaminas, patês (meu preferido), bolo, mel, granola, molhos para salada e outras infinidades de combinações em receitas doces ou salgadas.


         Kefir podem ser cultivados em diversos meios como leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, açúcar mascavo, sucos de frutas, extratos de soja, entre outros, sendo os mais comuns o kefir de leite e o kefir de água (cultivado com açúcar mascavo).

         Os grãos de kefir aumentam conforme vão sendo cultivados. Primeiro eles aumentam de tamanho e depois, se dividem em novos grãos que mantém todas as propriedades dos grãos de origem, desta forma, em algumas semanas eles dobram de volume.

         O consumo regular de kefir está associado a uma série de benefícios à saúde como a estimulação do sistema imune, atividade antimicrobiana, equilíbrio da flora intestinal, melhora a absorção das vitaminas do complexo B, ferro, zinco e cálcio, além de constituir uma boa fonte alimentar e de baixo custo.


          Este alimento nutritivo pode ser preparado em casa, oferecendo vários benefícios funcionais para você e sua família. Você pode conseguir os grãos de kefir através de doações de conhecidos que já cultivam o kefir e tenham quantidade suficiente para doar ou então em sites como este aqui, e redes sociais que possuem informações e listas de doadores em todo Brasil.




sexta-feira, 14 de julho de 2017

Pão de Beijo (Pão de Queijo Vegano)



Pão de Mandioca sem queijo

          Atualmente encontramos muitas versões de receitas tradicionais em versões veganas e esta receita é com certeza uma das mais saborosas que eu já provei, deixando no chinelo (na minha opinião) o verdadeiro pão de queijo, aquele  feito com queijo mesmo.


          Não sou vegetariana, como eu já disse em outros posts, mas adoro experimentar novos sabores e combinações na cozinha.
       
          Em nosso país temos uma variedade tão grande de legumes e verduras que acho um desperdício ficarmos apenas com a batata por exemplo, enquanto temos o cará, o inhame, a mandioquinha, a mandioca e a abóbora que a substituem muito bem na maioria das receitas.

         Essa não é nem de longe uma receita light! Por outro lado é super nutritiva e pode ser modificada de acordo com as sementes e ervas que você tem em casa.... é só usar a criatividade!


Pão de Beijo


Modo de Preparo

1. Em um recipiente misture o polvilho, o sal, o gergelim e o manjericão.

2. Aos poucos acrescente o azeite e misture até formar uma farofinha.

3. Em seguida misture a mandioca cozida e amassada  (fica bom se deixar uns pedaços) e vá adicionando água até que a massa fique em ponto de enrolar, soltando das mãos.

4. Faça as bolinhas de pão de beijo e coloque para assar em uma forma untada (para não grudar) ou papel manteiga, até que dourem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...